Postado por: Rubens Ennes quarta-feira, junho 27



Na vida, é preciso crescer e amadurecer, o que exige viver em aprendizado constante, principalmente a partir dos nossos próprios erros. Por nos faltar a maturidade ou a experiência que a ocasião necessitava, cometemos inúmeros equívocos no passado que geraram problemas que nos afetam até hoje. Será que já sabemos onde, quando e como erramos?

Os questionamentos corretos sempre conduziram a humanidade às novas descobertas, e também poderão mover nossa vida para novas conquistas. Infelizmente, muitas pessoas gastam um tempo precioso fazendo a si mesmas perguntas sem fundamento, como a clássica "O que eu fiz para merecer isto?". 

Uma grande mentira que tem sido propagada atualmente está na impactante frase "só depende de você". Como se tudo na vida dependesse apenas do nosso próprio mérito e não vivêssemos à mercê do imponderável. É difícil aceitar que nem sempre querer é poder, ou estaria errado o salmista ao afirmar que "Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela." (Sl 127.1)?

Por favor, não confunda isto com a nossa responsabilidade pessoal que é intransferível e diz respeito as coisas que ninguém pode fazer por nós. O assunto aqui é outro, e trata da importância de sermos libertos da pretensão arrogante de achar que poderemos sozinhos construir um futuro exatamente conforme planejamos. A percepção errada desta realidade tem levado muitas pessoas a pensarem que Deus falhou com elas, só porquê suas expectativas egoístas foram frustradas. 

"Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo." (Tg 4.13-15)

Acredito que um dos sinais de maturidade espiritual é o entendimento de que podemos tirar os melhores aprendizados da vida quando aceitamos com humildade que há muita coisa que não depende apenas de nós, e que isto não é um problema se a nossa vida está sob os cuidados de Deus. Quando vivemos pela fé, temos a esperança que a bonança virá depois da tempestade, e que até mesmo as piores dificuldades podem nos trazer as melhores oportunidades. 

Rubens Ennes







Deixe o seu comentário:

Para o Sentido Único, a sua opinião sobre o tema em questão é muito importante. Deixe seu comentário!

Avise-me sobre novas publicações | Avise-me sobre comentários seguintes por email

Receba as novidades do Blog em seu e-mail

Mantenha-se informado e atualizado

+ Recentes

Arquivos do blog

Sentido Único ©Copyright - Todos os direitos Reservados.. Tecnologia do Blogger.

Copyright © Sentido Único | Seguindo Sempre na Direção do Céu