Postado por: Rubens Ennes sábado, março 24


“Quem, SENHOR, habitará em teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte?” (Sl 15.1) 

Quando estamos interessados em algo, investimos o nosso tempo tentando saber cada vez mais a respeito daquilo que nos interessa. A pergunta que o salmista fez, revelou a sua intenção, ou seja, aquilo em que ele realmente estava interessado. Muitos procuram o caminho para o sucesso profissional ou os segredos para um casamento feliz, mas, quem se interessa em saber qual é a vontade de Deus? Quem deseja habitar eternamente com Ele?

Inspirado pelo Salmo 15, listamos dez características de um cidadão do Reino de Deus:

1. “o que vive com integridade” – Age com honestidade em um mundo onde parece não valer à pena ser honesto. O mundo pode ser dos espertos, mas, o Céu pertence aos que andam na retidão e confiam na justiça de Deus.  

2. “pratica a justiça” – Faz o que é certo, não importando a circunstância. E certamente, não nos faltarão oportunidades para lograr algum tipo de vantagem injusta.

3. “de coração, fala verdade” – Fala a verdade porque é filho de Deus, semelhante  Cristo que é a Verdade personificada. No entanto, a mentira se apresentará muitas vezes como a melhor alternativa para se escapar de uma punição ou para se alcançar alguma tipo de promoção. Mas como tudo tem o seu preço, além das sérias consequências num futuro próximo, ao permanecer na mentira barramos nossa entrada no Reino do Céu.

4. “não difama” – Se realmente somos sinceros, precisamos admitir que assim como não somos capazes de agradar a todos, nem todo mundo nos agrada. Apesar disto, o cidadão do Reino não se dá o direito de falar mal da vida alheia e se porventura não encontrar nada de bom a ser falado de uma determinada pessoa, ele se cala.

5. “nem lança injúria” – Não espalha boatos. Porque teme o Senhor Justiça, não forma sua opinião ou tira conclusão precipitada a respeito de quem quer seja. 

6. “tem por desprezível o réprobo” –  Como esta pessoa passa a pensar como Deus (não como se fosse Deus), ela não se deslumbra com o sucesso passageiro daqueles exemplos negativos que o mundo costuma aplaudir, antes, despreza o que é vão e reprova o que é mau. Em tempo: réprobo é alguém que tem uma conduta reprovável. 

7. “honra aos que temem o Senhor” – Respeita e valoriza o exemplo daqueles que se mantém fiéis ao Senhor e com eles aprende.

8. “jura com dano próprio” – Ainda que tenha prejuízos, a pessoa que tem o caráter moldado por Deus, é de palavra e cumpre o que promete.

9. “não empresta seu dinheiro com usura” – Não empresta cobrando juros, ou seja, não trabalha de forma gananciosa visando apenas o próprio lucro, mas glorifica a Deus em tudo o que faz, buscando sempre o bem de todos e não pensando apenas em si mesmo.

10. “não aceita suborno” – Aquele que não se vende! Não importa o que lhe é oferecido, a pessoa não troca seus valores, crenças e princípios por nada. O cidadão do Reino de Deus é um vaso de barro consciente do Tesouro inestimável que foi guardado em seu interior.

A bíblia nos apresenta algumas características de alguém que está apto para entrar no reino de Deus. Não, Deus não vai conferir em uma lista se possuímos ou não todas estas características para que só então possamos entrar em Seu reino. O sangue de Cristo é o suficiente para nos torna justos diante do Pai.

Na realidade, estas características podem servir como parâmetro para cuidarmos da nossa vida espiritual, pois a falta de vigilância tem sido o principal causador da queda espiritual de muitos cristãos. A palavra de Deus pode estar nos convidando a fazer uma auto avaliação sincera sobre a nossa condição espiritual, talvez, pare que não nos enganemos em achar que somos uma coisa que na verdade não o somos. Digo isto, porque geralmente o fofoqueiro não assume que é fofoqueiro, o alcoólatra não se vê como um viciado e até hoje não conheci alguém seja assumidamente invejoso, embora a esmagadora maioria afirma já ter sido invejada.

Precisamos estar atentos ao que acontece em nosso interior. Durante esta caminhada para o Céu, um processo de lapidação está acontecendo. Oremos, vigiemos e sigamos sacrificando nossas vontades para que nos tornemos melhor a cada dia para o nosso Amor Maior, o Senhor Jesus.

Que Deus lhe abençoe.












Comentários
1 Comentários

{ 1 comentários ... read them below or add one }

  1. BOM DIA. MUITO EDIFICANTE AS MENSAGENS POSTADAS. TENHO COMPARTILHADO COM OS OBREIROS DA MINHA REGIAO

    ResponderExcluir

Para o Sentido Único, a sua opinião sobre o tema em questão é muito importante. Deixe seu comentário!

Receba as novidades do Blog em seu e-mail

Mantenha-se informado e atualizado

+ Recentes

Arquivos do blog

Sentido Único ©Copyright - Todos os direitos Reservados.. Tecnologia do Blogger.

Copyright © Sentido Único | Seguindo Sempre na Direção do Céu