Postado por: Rubens Ennes sexta-feira, novembro 14


Os tropeços fazem parte da nossa caminhada na fé. Podemos até tentar, mas, não conseguiremos acertar o tempo inteiro. O problema é que todo tropeço vem acompanhado de consequências negativas e algumas delas podem ser mais graves do que se imagina. Porém, dificilmente alguém irá atribuir a palavra “tropeço” à um acontecimento terrível. Tanto, que ao cometermos algum erro, a justificativa diante dos outros e diante da nossa própria consciência, parece estar sempre na ponta da língua: “Errar é humano, isto foi só um tropeço...”

Mas, a verdade é outra. Quando fazemos isto, estamos tentando aliviar as coisas pro nosso lado, justificando o injustificável. Como o advogado de defesa de um assassino que sabe que jamais conseguirá inocentar seu cliente, e por isto mesmo, tenta encontrar alguma razão ou justificativa para aquele crime, afim de conseguir pelo menos, uma pena mais branda. Só que não tem jeito, o fato é que seu cliente é culpado e ponto!

É muito comum as pessoas buscarem uma palavra mais amena para seus pecados. A magoada está um pouco “sentida” ou “chocada” com quem a destratou. O mentiroso apenas falou uma meia verdade que não prejudicou ninguém. A fofoqueira fez uns comentários sem maldade nenhuma. O adúltero flertou e trocou algumas palavras mais quentes com aquela mulher, mas não aconteceu nada demais... E assim vai.

O problema é que esta fuga da realidade não resolve nada e só demonstra que a pessoa nunca se arrependeu do que fez. Quando nos arrependemos, passamos a ter nojo daquilo que fizemos e não ficamos tentando tapar o sol com a peneira. Mas, sem arrependimento sincero, o homem não é perdoado e irá carregar uma “mancha” que vai fazê-lo ficar neste mundo se o Senhor Jesus voltar arrebatando Sua Igreja ou ser condenado ao inferno se morrer nesta condição.

O primeiro passo para a mudança de vida é ser sincero consigo mesmo, não mais tentando se convencer de que talvez, não somos tão ruins ou pecadores assim, só porque existe tanta gente que é capaz de fazer coisas muito piores do que nós. Por outro lado, a nossa queda começa no momento que deixamos de admitir a gravidade dos nossos pecados.

"Portanto, se a tua mão ou o teu pé te faz tropeçar, corta-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida manco ou aleijado do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. Se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida com um só dos teus olhos do que, tendo dois, seres lançado no inferno de fogo." (Mateus 18.8-9)

Ninguém irá entrar vida eterna maneta ou caolho, os salvos receberão um novo corpo, um corpo glorificado. O Senhor Jesus usou de forte linguagem figurada para nos mostrar a seriedade do assunto e que é necessário radicalizar sim, tomando medidas extremas em relação aos tropeços.

Eu me lembro de um rapaz evangélico que toda vez que saía com sua namorada “tropeçava” no abrasamento e voltava pra casa triste e com a consciência pesada. Apesar de jamais terem se relacionado sexualmente, estava na cara que se nenhuma providência fosse tomada, é o que iria acontecer. Foi quando ele decidiu fazer um acordo com sua namorada criando regras para os próximos encontros. Além de se encontrarem apenas durante o dia em lugares de grande movimentação, também, os abraços não deveriam ser tão apertados e os beijos não poderiam ser demorados. Parece radical demais? Pode até ser, mas, foi o que resolveu o problema de alguém que escolheu blindar o que considerava mais importante, a Salvação.

Eu não sei o que pode estar atrasando sua vida e te separando de Deus, mas seja o que for, não trate isto como algo corriqueiro. Pois, só o fato de nos deixar longe da presença de Deus e consequentemente, nos tornar presas fáceis nas garras do diabo, já temos motivo de sobra para considerarmos isto como algo muito grave.

Pr. Rubens Ennes






*Confira também a primeira parte desta mensagem: Parte 1





Deixe o seu comentário:

Para o Sentido Único, a sua opinião sobre o tema em questão é muito importante. Deixe seu comentário!

Avise-me sobre novas publicações | Avise-me sobre comentários seguintes por email

Receba as novidades do Blog em seu e-mail

Mantenha-se informado e atualizado

+ Recentes

Arquivos do blog

Sentido Único ©Copyright - Todos os direitos Reservados.. Tecnologia do Blogger.

Copyright © Sentido Único | Seguindo Sempre na Direção do Céu