Postado por: Rubens Ennes terça-feira, julho 9






Olá, tenho uma dúvida que na verdade acredito que seja a dúvida de muitos. A dúvida é sobre o pecado imperdoável citado por Jesus relacionado ao Espírito Santo. Quais são os sintomas de que tal pessoa comete-o?
 Vejo muitos casos relacionados a esse assunto de pessoas desesperadas acreditando que cometeram tal pecado. Confesso que até eu tenho duvidas, pois às vezes vêm pensamentos blasfemos em minha mente relacionados a Deus, são pensamentos diabólicos horríveis.”     M.B.S. 




Quando lemos a Bíblia, devemos prestar atenção em todo o contexto para que a gente não tire conclusões precipitadas, mas entenda o que realmente o Senhor está falando.

Devemos sempre nos perguntar em que situação, para quem e por que foram ditas aquelas palavras. A falta deste critério é o que provoca dúvidas como esta.

Em Mateus 12.31-32, o Senhor Jesus afirma que blasfemar contra o Espírito Santo é um pecado imperdoável. Vamos aplicar o critério acima para entendermos do que se trata:

Em que situação:
 Um homem cego e mudo que estava manifestado com demônios é levado até o Senhor Jesus. O homem além de ser liberto, também fica curado da mudez e da cegueira. Mas, enquanto a multidão ficou admirada, alguns fariseus murmuraram. (Mt 12.22-24)

Para quem:
 Aquelas palavras não foram ditas para os discípulos e nem para a multidão que estava ali, mas para aquele pequeno grupo de líderes judeus (fariseus).

Por que:
 Estes mesmos fariseus, se opunham radicalmente ao Senhor Jesus e já haviam O criticado por curar um enfermo e também por permitir a seus discípulos que estavam famintos, colher espigas para comer em dia de sábado. (Mt 12.1-2, 12.10)  Porém, agora eles extrapolam ao atribuir ao próprio diabo, a obra que o Espírito de Deus acabara de realizar diante de seus olhos.

Conclusão:
 O arrependimento é a condição para recebermos o perdão de Deus. Ele nasce apenas em corações sinceros por obra do Espírito Santo, que convence o pecador do seu erro. ( Jo 16.8-9)

O pecado cometido por aqueles fariseus não se tornou imperdoável porque chamaram a Jesus de endemoninhado (“...palavra contra o Filho do Homem”). Mas, porque resistiram ao Espírito Santo e rejeitaram completamente o único meio de salvação, Jesus.

Este tipo de pecado não se resume a uma palavra, um pensamento ou uma atitude isolada, mas a uma resistência constante, oposição e rejeição à influência do Espírito Santo (“... falar contra o Espírito Santo”). Como salvar alguém que não quer ser salvo?

Um pecador só não poderá ser perdoado, se não houver nele, arrependimento e desejo de salvação. Se tivermos uma postura como a daqueles fariseus, aí sim, temos motivos de sobra para nos preocupar com o pecado imperdoável.
Pr. Rubens Ennes





Ps.: Se você está sofrendo, precisando de ajuda ou deseja receber uma orientação, saiba que estamos aqui para lhe ajudar. Você pode entrar em contato conosco por AQUI ou nos enviar um e-mail para sentidounico@r7.com, fazendo o seu desabafo e relatando o seu dilema. Estaremos orando por você e lhe orientado à luz das Escrituras.











Comentários
13 Comentários

{ 13 comentários ... read them below or Comment }

  1. Me ajudou muito, realmente e cada pensamento que vem a nossa mente que se usarmos a inteligência vemos que não tem sentido acreditar neles mas a força dos maus pensamentos as vezes neutraliza a fé...

    ResponderExcluir
  2. eu tou sofrendo com o mesmo, e verdade, issto neutraliza totalmente a fe. E um tormento mesmo, principalmente na hora da busca, tenho a sensação que vou falar o que penso. E horrivel.

    ResponderExcluir
  3. Na minha kbca vem vontade de zombar do Espírito Santo. .De xingar Deus, falar que ele é o pai da mentira. .Eu resisto mas no meu coração vem sentimento de raiva do Espírito Santo. ..Tô loko me ajudem.O que de fato caracteriza uma blasfemia? Uma pessoa que blasfemou nao se preocupa? O Espírito Santo se afasta dela definitivamente?

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de ouvir a resposta do Elias santos pois comigo acontece quase q da mesma forma,nunca tive a intenção de blasfemar e nem motivos pra isso mas ha momentos q os pensamentos são tao fortes e os sentimentos também q parece q a gente vai falar na boca,são sentimentos tao loucos q parecem q vai tomar conta de nossa mente e sentimento parece q vai nos possuir e isto nos deixa desesperados,sem falar q e só chegar na igreja fico mal a perturbação piora muito as vezes ate evito ouvir o nome do espírito santo ou palavras q envolvam por medo de vir pensamentos e perturbaçoes as vezes acho q blasfemei por não passar bem na igreja me ajudem com uma resposta não suporto mais esta situação qvja esta se associando a depressão to mal mesmo

    ResponderExcluir
  5. Amigos Douglas Oliveira, Elias Santos e Nancy Mendoza, blasfemar é o pecado de ter pensamentos ou palavras ofensivas a Deus.

    Todos nós em algum momento, já cometemos este e outros tipos de pecados que entristeceram o Espírito Santo, mas, não podemos esquecer que o diabo é acusador e somente para que não adianta mais arrependimento, pois, já está condenado; para nós porém, há esperança de salvação por mais grave que seja o nosso pecado, basta nos arrepender com sinceridade e somos perdoados por Deus.

    A passagem que fala sobre o pecado imperdoável é clara, o Senhor Jesus fala diretamente com lideres religiosos que atribuíam aos demônios, toda e qualquer obra que o Senhor Jesus realizava. Você acredita que Jesus realizava milagres por causa de um alinhamento com o próprio Satanás? Se não, então esta passagem não se refere a vocês.

    Porém, no caso de vocês, está bem claro que o maligno está encontrando uma forma de oprimir sem correr o risco de ser expulso de suas vidas, contando mentiras que vocês tem acreditado, os enchendo de dúvidas, medos e desespero ao ponto de evitar o Espírito Santo, o único que tem o poder de ajudar.

    Amigos, nosso Deus é o proprio amor e não poupa esforço para nos salvar, nós é que complicamos as coisas. Sempre há perdão quando alguém se volta para o Senhor Jesus em arrependimento. Na Bíblia, não existe nenhum caso de alguém que se arrependeu e não foi perdoado. Não desprezem a graça de Deus e não invalidem o sacrifíco do nosso Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  6. E pq pastor estas vontades loucas q vem dentro de mim no meu coração de falar contra o espirito santo parece q vai me possuir,são sentimentos tao loucos sinto q parece q vai tomar conta de mim não sei mais o q fazer to tao mal e só sinto q esta tudo perdido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas, sei como você se sente. Já passei por coisa parecida.

      Mas como todo pecado, para lutar contra este, só é possível com a ajuda de Deus. E devemos abrir nossos corações para essa ajuda.

      Veja este artigo, foi muito útil para mim:

      http://www.gotquestions.org/Portugues/controlar-pensamentos.html

      Abraços! Que a paz de Deus e Sua iluminação sejam por Ele derramadas em seu coração.

      Excluir
  7. boa noite, desde que ouvi uma palavra sobre o pecado contra o Espírito Santo, tenho pensamentos horríveis contra Ele, o pior é que já tem anos que estes pensamentos me atormentam e as vezes parecem ser meus, já pedi a Deus a morte por achar que não tenho mais perdão, o pior é que já fiz de tudo para me livrar destes pensamentos e a cada vez que tento me aproximar de Deus eles vem mais forte, me ajude por favor, pois eu quero o baTISMO COM O Espírito Santo, mas me sinto condenada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relacha, Ja falei mal de Deus uma vez, e por isso achei que tinha cometido o pecado imperdoavel, mas ao descobrir que a salvaçao é prometida por Jesus a todos que nele crerem isso passou !! Me arrependi e pedi perdão !! Ele foi fiel, é justo e perdoa e vai continuar perdoando todos os meus e os seus pecados, desde que desejemos o perdão e nos arrependamos !!

      Excluir
  8. Olá Meu nome é Daniel eu tbm to com esse problema tudo começou com um mau pensamento é no momento do pensamento veio um voz se mata vc blasfemo daí pra ca os pensamentos foram aumentando e vem vontade de falar eu não quero mais acho que ta tudo perdido esfriei na fé e agr não vejo saida

    ResponderExcluir
  9. Há 6 meses sofro com isso. ME ATORMENTA,CHORO MUITO. MAS TENHO pensamentos blasfemicos o dia todo. Antes eram involuntários. Mas mexeu tanto comigo que fico pensando direto. Só me vem pensamentos ruins de Deus e espírito santo. Não queria pensar isso de Deus. nunca fui assim
    Me ajudem. pois não estou sabendo controlar.

    ResponderExcluir
  10. Os fariseus faziam isso com malícia de coração eles sabiam que ali era poder de Deus mas queriam acabar com Jesus..Acredito que pra Deus só vale se for de coração Deus se vc nao teve a intenção de ofender e nem se opor ao Espírito Santo vc não blasfemou e pode ficar tranquilo. Preste atenção se quando vc peca vc sente arrependimento se sim é obra do maravilhoso Espírito Santo de Deus.

    ResponderExcluir

Para o Sentido Único, a sua opinião sobre o tema em questão é muito importante. Deixe seu comentário!

Receba as novidades do Blog em seu e-mail

Mantenha-se informado e atualizado

+ Recentes

Arquivos do blog

Sentido Único ©Copyright - Todos os direitos Reservados.. Tecnologia do Blogger.

Copyright © Sentido Único | Seguindo Sempre na Direção do Céu