Postado por: Beatriz Lima quinta-feira, julho 4






Normalmente quando pensamos em valorização é automático associarmos ao reconhecimento. Todos nós queremos ser valorizados naquilo que somos e fazemos. 

Vou citar alguns exemplos:
O empregado espera que o patrão valorize seu trabalho, reconhecendo seu esforço e dedicação promovendo-o; o patrão espera que o funcionário valorize sua empresa, e seu emprego dando o melhor de si. A mãe espera que seus filhos a valorize dando-lhe o respeito, sendo bons filhos dentro e fora de casa; os filhos esperam que seus pais demonstrem seu valor dando uma boa educação com limites, amor e atenção. 

A esposa quer que o marido a valorize através de respeito, cumplicidade, carinho, dependendo de cada pessoa as expectativas podem ser maiores ou menores, no caso de nós mulheres acredito que para a grande maioria a lista é imensa; o marido também tem suas expectativas de valorização por parte da esposa, que seguem com o seu papel de mulher, dona de casa, mãe, e acima de tudo o valorizando como homem.

Enfim, a lista é imensa, mas esses foram apenas alguns exemplos de que a valorização que procuramos, na maioria das vezes, desejamos que comece pelas outras pessoas. Agora, pense comigo, será que a maneira pela qual buscamos essa valorização é a correta, ou ela é a que realmente precisamos? Ou ainda, como poderei ser valorizado sem primeiro reconhecer meu próprio valor? Isso mesmo! Como posso exigir algo de alguém sem primeiro ter provado do mesmo? Se não conheço nem dou o meu devido valor tudo isso acaba se tornando uma busca sem sentido.

Quando eu me valorizo não preciso depender da aprovação dos outros para viver, não me rebaixo ao ponto de aceitar um relacionamento sem respeito, cheio de violência e agressões;

Quando me valorizo não preciso chamar a atenção dos homens para o meu corpo usando roupas apertadas, curtas ou transparentes, que mostram além do necessário, para poder me sentir bem ou achar-se bonita;

Quando me valorizo sei que o único que reconhece e sabe do meu verdadeiro valor sem me decepcionar, e provou isso dando a própria vida por mim, foi Jesus, então não há motivo para colocar todas minhas expectativas nos outros;

Quando me valorizo vou mais além, não limito meu potencial em tudo que faço e sou, seja no trabalho, na escola, em casa, na família, creio que tudo posso naquele que me fortalece!

Quando me valorizo não mendigo a atenção dos outros, nem imploro o amor de ninguém, mas dou a atenção e amor que cada um precisa. E antes de cobrar de alguém vejo se primeiro eu sou;

Quando me valorizo sei reconhecer o valor do meu próximo, seja ele quem for;

Quando me valorizo vivo pela fé, não ando com as pernas dos outros. Sou a própria bênção e tenho luz própria;

Quando me valorizo busco meu valor pelo que sou e não pelo o que os outros acham que sou, nem pelo que tenho ou faço, respeitando sempre a seguinte ordem de valorização:

1º Deus
2º pessoas (incluindo eu)
3º coisas

“Buscai primeiro o seu Reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” 
(Mateus 6.33)

Depois que me valorizo sou capaz de valorizar os outros e ser valorizada por eles será conseqüência, receberei admiração e apreciação influenciando-os de maneira positiva. E fica mais uma dica para saber valorizar: pergunte sempre para a pessoa o que ela espera de você, e a partir dessa resposta você saberá qual será o seu ponto de partida e foco, para que todo o seu trabalho não seja em vão, mesmo que aparentemente pareça que tudo está muito claro em sua mente, nem sempre é o que realmente importa para o outro.

Após esta leitura você pode dizer que te ajudou, te acrescentou algo, te fez pensar sobre o assunto, ou você teria algumas sugestões que complementaria o assunto? Então deixe seu comentário, ou simplesmente compartilhe por aí, quem sabe ajudará outras pessoas!

Na fé,

Beatriz Lima














Deixe o seu comentário:

Para o Sentido Único, a sua opinião sobre o tema em questão é muito importante. Deixe seu comentário!

Avise-me sobre novas publicações | Avise-me sobre comentários seguintes por email

Receba as novidades do Blog em seu e-mail

Mantenha-se informado e atualizado

+ Recentes

Arquivos do blog

Sentido Único ©Copyright - Todos os direitos Reservados.. Tecnologia do Blogger.

Copyright © Sentido Único | Seguindo Sempre na Direção do Céu