Postado por: Rubens Ennes quinta-feira, agosto 2


Ola pessoal, tomei conhecimento do blog Sentido Único navegando pela internet, li alguns artigos e gostei das ideias e dos pensamentos dos comentários postados!A minha dúvida é a seguinte: sou cristão já a aproximadamente 5 anos, congrego na Igreja do Evangelho Quadrangular e a algum tempo despertei um interesse pela minha prima, ela é minha prima de 1º grau (a mãe dela é irmã da minha mãe) e não sei se estou fazendo algo errado querendo namora-la.Ainda não me declarei por quanta das dúvidas e queria a opinião de vocês, sendo cristão, posso namorar minha prima e tem algo a ver se ela for minha prima de 1º grau?Aguardo resposta, obrigado. J.P.
Amigo J.P,
A Bíblia não diz com “todas as letras” se casamento entre primos é pecado ou não.
No entanto, nós podemos encontrar em Levítico cap.18, uma lista de uniões proibidas segundo a lei de Moisés. São casos envolvendo pessoas de diferentes graus de parentesco em que o casamento não era permitido entre elas. Em nenhum momento o caso de primos é citado nesta lista de uniões ilícitas, ou seja, biblicamente não há qualquer tipo de problema ou proibição no relacionamento entre primos. Vale lembrar que tanto Lia, quanto Raquel, eram primas de Jacó, embora tenham vivido em período anterior a dispensação da Lei. (Gn 28.1,2)

Entretanto, não posso deixar de mencionar um alerta que a Genética faz sobre o aumento dos riscos de doenças genéticas nos filhos gerados entre primos:
A preocupação de primos que querem ter filhos tem razão de ser, pois a consanguinidade está associada a um aumento significativo do risco de aparecimento de alguma doença autossômica recessiva no feto. Uma gravidez entre primos pode realmente aumentar o risco de originar crianças com problemas genéticos.No caso de primos em primeiro grau, a chance de anomalias congênitas é de 6% a 7%. Para segundo e terceiro, esta cai para 5% e 4%, respectivamente. A importância do fator genético pode ser comprovada ao comparar o risco de anomalias em casais não consanguíneos, que é de 2% a 3%, e o de filhos de relações incestuosas (entre pais e filhos ou irmãos), que sobe para 35%.Outra observação importante é que, mesmo na ausência de histórico familiar de casos que possam sugerir ameaça de doença recessiva específica, existe um risco difuso para milhares de doenças gênicas potenciais, como retardo mental, cegueira, surdez, nanismo e síndromes mal formativas. E as doenças genéticas podem surgir não apenas na infância. Cerca de 25% delas se manifestam no nascimento e os outros 75% ocorrem, em média, até os 15 anos, como as relacionadas à surdez e à cegueira.
- Dra. Maria Cecília Erthal é especialista em Reprodução Humana Assistida e diretora-médica do Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or

Espero ter ajudado, Deus o abençoe grandemente.












Comentários
3 Comentários

{ 3 comentários ... read them below or Comment }

  1. Na área cível, não há impedimentos nos casamentos entre primos, são proibidos os casamentos entre parentes de primeiro grau (pai, mãe, padrasto e madrasta), de segundo grau (avós), terceiro grau (tios e tias).
    Primos se enquadram como parentes de quarto grau...
    Portanto não há impedimentos na união matrimonial, seja na bíblia ou na área cível.

    ResponderExcluir
  2. Pr : Rubens Ennes , eu vivo um caso parecido sou Cristão a 1ano é meio , mais antes de entrar na igreja , eu fiquei com minha prima , e sempre houve relação sexual entre nois , mais devido algumas coisas , o casal de pastor da minha igreja abominaram isso , dizendo que seria um pecado pra morte , fomos separados um do outro na marra , mais em meio a tudo isso , a gente sempre se via e acabava acontecendo novamente , na verdade . Eu amo ela , e ela me ama , mais devido nossos pais serem muito próximos optamos por deixarem nos abominar , ou seja vivemos um amor proibidos por eles , mais algo que me chamou muita atenção foi que você disse que a "Bíblia não diz com todas as palavras que seria proibido" queria saber algo mais a respeito , espero sua resposta .
    Paz do senhor !!!

    Igor Barroso

    ResponderExcluir
  3. PROIBIDO posso afirmar que não perante Deus; tendo em vista que Adão e Eva, tiveram um filho, ou uma filha e sendo irmãos esses casaram - se e produziram filhos, e até então nao teve pecado nenhum ai.

    ResponderExcluir

Para o Sentido Único, a sua opinião sobre o tema em questão é muito importante. Deixe seu comentário!

Receba as novidades do Blog em seu e-mail

Mantenha-se informado e atualizado

+ Recentes

Arquivos do blog

Sentido Único ©Copyright - Todos os direitos Reservados.. Tecnologia do Blogger.

Copyright © Sentido Único | Seguindo Sempre na Direção do Céu