Postado por: Rubens Ennes quinta-feira, maio 17


Um nascimento prematuro costuma vir acompanhado de uma série de problemas. Como o organismo que não estava pronto para vir ao mundo, o bebê nasce vulnerável a muitas doenças, o que exigirá um cuidado redobrado para evitar maiores complicações. Tudo que começa antes do tempo ideal tende a ser perigoso. E não é diferente na vida amorosa, um casamento precoce pode trazer consigo, além dos problemas naturais que qualquer casal enfrentaria (pois, para ter problema no casamento, basta estar casado), graves sequelas que podem colocar em risco a sobrevivência do próprio casamento.

Muitos jovens evangélicos que afirmam ter o desejo sincero de agradar a Deus, procuram casar o mais rápido possível sob a justificativa de estar protegendo a Salvação, eliminando o risco de caírem em tentação. Mas, esta é a verdadeira intenção dos "apressadinhos"? 

A verdade é que muitos se casam primeiramente, para poderem expressar todo o seu impulso sexual, como se o casamento se resumisse ao sexo. Quando priorizam os atalhos, fogem dos desafios que são importantes para o futuro do próprio relacionamento. Por conta de uma decisão precipitada, etapas importantes acabam sendo queimadas, experiências que produziriam maturidade e estrutura para suportar, administrar e principalmente, resolver problemas que surgirão no decorrer da vida a dois, deixam de ser vividas. Não me parece ser a escolha mais inteligente, pois, se troca um problema por tantos outros, só que muito piores. 

Se durante um período razoável de namoro, uma pessoa consegue conhecer no máximo 20% de quem realmente é a sua “outra metade”, isso porque neste período temos a “incrível” e convencional capacidade de ocultar nossos defeitos o máximo que pudemos, imagine qual será o resultado de um casamento precoce... Praticamente, uma tragédia anunciada. O namoro de um cristão tem um propósito divino que é a preparação para o casamento. Não despreze os planos de Deus e aproveite o tempo de namoro para conhecer melhor o tipo de terreno que você está entrando. 

Outro problema bastante comum é a falta de estrutura financeira ao dar este passo tão importante, que é o casamento. Muitos ainda não acabaram os estudos, não estão empregados e se veem “obrigados” a morar com os pais ou com os sogros, porque nem casa ainda possuem. Temos atendido jovens casais que apesar de temerem a Deus, não estão suportando mais a pressão e já falam em divorcio com apenas um, dois ou três anos de casados. Eis o preço da irresponsabilidade: quando deveriam estar em lua de mel, já estão prestes a separar. 

Sabemos que a Bíblia recomenda aos que não conseguem controlar seus impulsos, que se casem, pois seria melhor do que viverem na prática do pecado (I Co 7.9). Mas, isso não significa que é a opção mais apropriada para o cristão. Não se iluda, você não ficará livre das tentações da carne ao se casar. Casado ou solteiro, a maior batalha do cristão sempre será contra o seu próprio “eu”.

Somente o nascido de Deus pode alcançar aquilo que para o mundo parece ser impossível, que é fruto do Espírito Santo e se chama domínio próprio. (Gl 5, Rm 8Não considere como problema ainda estar solteiro, problema mesmo é ainda estar "vivinho da silva" para este mundo podre e nunca ter tido um encontro verdadeiro com Deus. 





***Perguntinhas: Qual tem sido o propósito do seu namoro? Este namoro tem feito bem ou mal, à sua vida espiritual? O seu namoro está glorificando a Deus? Se não está, porque você continua namorando? 











Comentários
3 Comentários

{ 3 comentários ... read them below or Comment }

  1. ARREBENTOU no texto pastor!!! Agora só falta as pessoas colocarem em prática o que acabaram de ler... Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Tá ligado, Vanessa
    A prática é tudo.
    Deus abençoe

    ResponderExcluir

Para o Sentido Único, a sua opinião sobre o tema em questão é muito importante. Deixe seu comentário!

Receba as novidades do Blog em seu e-mail

Mantenha-se informado e atualizado

+ Recentes

Arquivos do blog

Sentido Único ©Copyright - Todos os direitos Reservados.. Tecnologia do Blogger.

Copyright © Sentido Único | Seguindo Sempre na Direção do Céu